Os Açores são um arquipélago Português de 9 ilhas, “perdido” no meio do Oceano Atlântico. Eleito pela revista National Geographic Traveler como as segundas melhores ilhas do mundo como turismo sustentável, os Açores têm como ilha principal a Ilha de São Miguel… e é esta que vamos explorar.
Este é um tour que se pretende relaxante, com a natureza e a gastronomia a marcarem uma presença forte. São Miguel, não sendo uma ilha muito grande, tem muitos segredos fantásticos para descobrir.
(Tour sujeito a um mínimo de 8 participantes)
Receção dos participantes no aeroporto, transfer ao Hotel pelo staff Motos Euro Brasil/Hertz Ride / Touratech, welcome drink, jantar de boas vindas e briefing de apresentação do Tour.
Neste dia partimos da capital, Ponta Delgada, e vamos visitar a parte oeste da ilha e conhecer a encantadora Lagoa das Sete Cidades e as pequenas lagoas que a rodeiam. Aqui, depois de percorrermos o perímetro da lagoa pela parte mais alta, onde conseguiremos ver ao mesmo tempo a lagoa e o oceano, iremos almoçar cá em baixo junto à água! Para terminar o dia da melhor maneira, vamos dar um mergulho nas águas quentes vulcânicas (perto de 40 graus) do oceano na Ponta da Ferraria.
O dia amanhece na Vila das Furnas, onde ficaremos a dormir todos os restantes dias até a final do Tour e partimos à descoberta de mais uma das belezas da Ilha, o Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Depois de uma pequena travessia de barco, chegamos a esse lugar mítico, que é uma cratera de um vulcão no meio do mar, criando uma piscina natural, e aqui, nada mais nos resta que relaxar e mergulhar nas límpidas águas coloridas com uma diversificada fauna e flora.
Depois de um almoço com vista para o ilhéu visitaremos as maravilhosas paisagens Açorianas, onde os miradouros e as lagoas marcarão uma forte presença e que irá culminar com a visita à Caldeira Velha, uma cascata de água quente, reforçando a ideia de que estamos numa ilha de origem vulcânica ainda viva, e pelo fim de dia iremos conhecer mais um ex-libris de São Miguel, a Lagoa do Fogo.
Mais um extraordinário dia nos espera e vamos começar pela Lagoa das Furnas e todos os seus miradouros, seguindo depois para a parte norte da ilha.
Nessa região, faremos uma visita à tradicional fábrica de chá, uma das principais culturas da ilha, passando por muitas praias até à segunda cidade mais importante da ilha, Ribeira Grande, ondea sua herança arquitetónica gótica e manuelina se pode ver no tipo de construção e monumentos.
Neste dia partimos em direção à região do Nordeste onde nos espera a imponente Serra da Tronqueira e o Pico Bartolomeu, dois lugares ímpares e intensos.
Daí partimos à descoberta da zona mais litoral da região, em estradas muito divertidas, sempre observados por bonitas paisagens e com passagem obrigatória pelas quedas de água do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões.
De regresso a Ponta Delgada, onde visitaremos a parte antiga da cidade, ainda teremos tempo para uma passagem pela bonita praia de Água de Alte e pelo pitoresco Porto da Caloura.